Sábado, 17 de Novembro de 2007
A educação dos pais para os filhos ira se reflectir?

    Como um dos nosso objectivos não é apenas ajudar os adolescentes mas também os pais como nosso blog, decidimos por aqui também um pouco de informação que achamos que pode ser interessante e que pode ajudar.

   Depois de diversos estudos, os resultados revelam que há uma relação entre o estilo de educação e a personalidade do adolescente como por exemplo:

 

  • Os pais permissivos: são habitualmente os pais que dão um grande apoio emocional aos filhos e que lhes impõem muito pouco controle. Estão sempre dispostos a ouvir os seus filhos e raramente lhes impõem restrições.
  • Os filhos de pais permissivos: estes costumam ser muito criativos e originais, mas têm uma tendência para ser muito inseguros. Alguns deles costumam interpretar o estilo permissivo dos pais como um sinal de falta de amor e zelo por eles. Por estranho que pareça alguns adolescentes gostariam que os pais lhes proibissem certas coisas.

 

  • Os pais negligentes: são os pais que costumam ser extremamente brandos na disciplina. Não estão dispostos a ouvi-los, a dedicar-lhes tempo e a anima-los. Alguns vêm os filhos como uma carga ou um obstáculo na sua vida.
  • Os filhos dos pais negligentes: não costumam ser ter e melhor “herança emocional” é-lhes concedida liberdade muito cedo e os pais não se interessam com o que eles fazem com essa liberdade. Estes adolescentes não têm muita capacidade de estabelecer boas relações com outras pessoas e costumam ter muito pouco auto-estima.

 

  • Os pais autoritários: oferecer aos filhos muito pouco apoio emocional, mas querem controlar de muito perto os seus comportamentos. Impõem-lhes regras muito estritas, ou seja querem manter o controlo absoluto do poder.
  • Os filhos dos pais autoritários: são aqueles onde se registam maiores índices de delinquência e agressividade. Sofrem também de baixa auto-estima e têm uma atitude negativa para com as ideias e crenças dos pais

 

  • Os pais democráticos: estes exercem controlo sobre os filhos mas também oferecem um grande apoio emocional sobre os filhos. Tomam decisões tomando em conta aparte dos filhos. O que proporciona um bom diálogo na família.
  • Os filhos dos pais democráticos: apresentam sentimentos satisfatórios em relação a si mesmos e contam com uma atitude positiva em relação aos valores e crenças paternas.

                  Este seria o estilo mais recomendável na nossa opinião.

Segundo o nosso ponto de vista o adolescente precisa da amizade dos pais, do seu apoio e disponibilidade. Assim, e com muito dialogo verão que a relação pais/filhos será muito mais fácil e agradável.

 

     

Queríamos ainda salientar que estes dados foram retirados do livro: “Para adolescentes e pais" de Dra. Julian Melgasa

 

publicado por Estamos cá para ajudar às 12:21
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De punksurfas a 5 de Dezembro de 2007 às 23:53
nunca tinha pensado nisso,,,,, a verdade é que os meus pais sempre foram democraticos e graças a vocês fiquei a saber que eles se comportaram segundo o estilo mais recomendavél e é por isso que temos uma relação muito boa mesmo....
Portem-se!!!
De Estamos cá para ajudar a 15 de Janeiro de 2008 às 10:46
Um bem haja por o teu comentário..!
Se precisares de mais algo podes contar connosco..

Um abraço do Grupo de Trabalho!
De sapiensapien a 30 de Janeiro de 2008 às 18:50
continuai asim gostaria k tb falasem na amizade entre amigos,e a sua verdadeira localizacao dos verdadeiros amigos.s for posivel é claro.....tais cá dentro
De Estamos cá para ajudar a 12 de Fevereiro de 2008 às 11:23
Obrigado pelo teu comentário, tentaremos satisfazer o teu pedido.
Volta regularmente ao blog, e em breve encontrarás a matéria que pedis-te.

Grupo de Área de Projecto 12ºC
Moimenta da Beira
De Anónimus a 12 de Fevereiro de 2008 às 11:13
Não concordo contigo (SapiensSapiens), não sao eles que devem descobrir onde tão os amigos, és tu e tem que haver muita sinceridade entre voces..!

A sinceridade e a confiança tem de vir de ambas as partes..
E os problemas tem de ser tratados pessoalmente!

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Debate sobre o Tabagismo ...

. Os Amigos

. Adolescência

. A educação dos pais para ...

. Quem somos e que pretende...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Novembro 2007

.tags

. .adolescencia;

. .amigos;

. .educação;

. .tabagismo;

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds