Quarta-feira, 23 de Abril de 2008
Debate sobre o Tabagismo na Escola

No dia 17 de Novembro de 2007, o Agrupamento Vertical de Escolas de Moimenta da Beira realizou um debate sobre o tabagismo. Os protagonistas foram dois alunos, um fumador, outro não fumador, dois professores, uma fumadora, outro não fumador, e o presidente da Associação de Pais. O público tinha a autorização para intervir sempre que achasse pertinente.

A primeira pessoa a ser convidada a intervir foi a representante dos alunos não fumadores. Foi-lhe perguntado se já experimentou fumar e porque não fuma.

A resposta dela foi clara. A aluna respondeu que ”toda a gente já deve ter experimentado”, mas que não fuma por ser asmática e por achar que “é uma irresponsabilidade as pessoas estragarem a sua saúde”.

A mesma pergunta foi feita ao professor não fumador, que afirmou que a “questão social” ou a aceitação social assumiu uma grande importância nos dias de hoje. O professor acredita que a escola está muito melhor sem os “garotos” a fumar.

O professor assume-se como não fumador mas admite que quando sai com os amigos para uma festa é capaz de fumar um ou outro cigarro. Nesses momentos, sabe que está a agir mal, mas é pela questão social que isso acontece.

 

A mediadora do debate virou-se desta vez para a professora fumadora e questionou-a sobre as razões dela fumar e se tinha consciência dos riscos.

A professora respondeu com autoridade: “eu fumo porque gosto! Consigo estar alguns meses sem fumar, mas fumo pelo prazer e sei os riscos que corro”.

Foi feita a mesma pergunta ao aluno representante dos fumadores, pergunta à qual ele respondeu que no seu ver, “ninguém consegue estar numa festa e divertir-se sem fumar”.

Durante o debate foi falado de questões pertinentes como a questão de poder-se ou não fumar na escola, com intervenções do público e viu-se um PowerPoint sobre o tabagismo, onde estava bem explícito que mais de 60 por cento dos fumadores iniciam esta prática na adolescência e que são muito influenciados pelos amigos e pelos pais.

A conclusão do debate pertenceu ao presidente da Associação de Pais, na qual ele referiu que os responsáveis são sempre os últimos a saber, e deu alguns conselhos aos fumadores, entre os quais o facto de o desporto ajudar à libertação.

 

publicado por Estamos cá para ajudar às 09:25
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Ígor Lopes a 24 de Abril de 2008 às 17:19
É importante saber o momento certo de separar as emoções da adolescência do mundo real. Fumar nunca foi nem será basicamente uma atitude social. Deve ser tratado como um vício . Claro que várias pessoas acreditam que fumar tabaco é sim um método de relacionamento com a sociedade, ,mas, na verdade, o vício corrói famílias e traz gastos acentuados para os bolsos de quem ainda não ganha para sustentar o seu próprio vício. Por isso, na minha opinião, a ajuda dos pais e mesmo dos amigos mais experientes no combate ao tabagismo é fundamental.
De ARAf a 28 de Abril de 2008 às 18:41
bom, estas iniciativas sao enriquecedoras, nao me refiro apenas ao tema do poste mas ao blog em geral..
uma grande ideia...
em geral o people nao fala desses temas, e realmente e' na adolescencia que somos presuadidos para esses tipos de ''perdiçoes''!!
nao sabia que o desporto ajudava a libertaçao... =S
..
continuem assim, gostei de ler, linguagem acessivel..
=X
De catia oliveira a 29 de Abril de 2008 às 11:14
acho o blog muito interessante
falam muito bem sobre os temas que abordam
esta muito bem estruturado
continuem assim
De Melissa Cruz a 13 de Maio de 2008 às 19:31
pois cada vez mais o tabagismo é um tema de conversa nao só em debates, mas tambem entre nós jovens...e porque se fuma?
muito simples,acho que em primazia é como uma "imposiçao" da sociedade,pois tal como foi dito no debate "quem é que nunca experimentou?",a respsta será afirmativa na maioria dos casos..mas eu gostaria de colocar outra questão:"quem é que experimentou e na primeira vez gostou?",neste caso maioria teria respondido negativamente..entao se nao gostaram porque continuaram ate se tornar vicio?
eu diria que era por influencias, por refugio,para fugir á rotina ou simplesmente por prazer
felizmente o numero de fumadoras está a diminuir talvez por as pessoas,nomeadamente os jovens que talvez se estão a tornar cada vez mais conscientes e tambem porque iniciativas como as vossas sensibiliza a população no geral

parabens continuem o bom trabalho

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
.posts recentes

. Debate sobre o Tabagismo ...

. Os Amigos

. Adolescência

. A educação dos pais para ...

. Quem somos e que pretende...

.arquivos

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Novembro 2007

.tags

. .adolescencia;

. .amigos;

. .educação;

. .tabagismo;

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds